Blog Bem Brasil

Blog Bem Brasil



WhatsApp – Marketing para o seu restaurante

Grande parte dos empreendedores de bares e restaurantes no Brasil não tem uma verba definida para divulgação, ora porque custa caro, ora porque nem sempre dá resultado, ora porque não há interesse do gestor. Mas a frente de Comunicação & Marketing do seu negócio é tão importante quanto a gestão fiscal de um estabelecimento, por exemplo. Sua efetividade se dará se a estratégia correta for adotada.

Pensar em como seu estabelecimento vai se expressar junto aos seus públicos é de vital importância para a fidelização de clientes. Pense também na mensagem correta da proposta da casa.

A boa notícia é que as redes sociais e o próprio WhatsApp são grandes aliados e a baixíssimo custo, dos empreendedores que consideram a Comunicação uma via importante da empresa na conquista e fidelização de clientes.

A má notícia é que ao contratar prestadores de serviço que “vendem” facilidades nesses dois ambientes tecnológicos, o gestor pode estar comprando “gato por lebre”, fazendo um investimento relativamente baixo, mas sem efetividade alguma, o que significa PREJUÍZO.

Ninguém melhor do que você conhece o seu negócio e as suas necessidades, certo? Então vamos a uma lista de coisas que o gestor pode fazer para melhorar a mensagem da marca em direção a seus públicos.

1) Escreva em uma lista, quais são seus públicos alvo.
Ex.: Clientes habituais que pedem hambúrguer e batata frita,
Habituais de fim de semana, Colaboradores, Fornecedores, Parceiros , etc.

2) Descreva em um papel, quais são seus meios de expressão para falar com eles.

Ex.:E-mail, recados em quadros de avisos, carta, SMS, telefone, whatsApp, site, redes sociais, etc.

3) Escolha os meios mais eficientes de falar com cada um desses públicos e passe à estratégia de comunicação para refinar sua mensagem.

A ideia é fazer com que você, gestor, pense nas expressões da sua marca. Essas expressões têm de ser a sua cara! Então é importante estabelecer uma linha ética e verdadeira para a expressão. O cliente sente isso nas entrelinhas.

O que você JAMAIS deve fazer é comprar mailings genéricos para envio de e-mails que serão caracterizados como SPAM, ou seja, lixo eletrônico. Não caia nas ‘vantagens’ das listas de SMS e WhatsApp para promover sua marca.

Faça campanhas por todos os meios que dispõe, mas só envie mensagens que tenham sido autorizadas pelos clientes. A qualidade da expressão de marca não está na quantidade de mensagens que você envia, muito pelo contrário.

 

O smartphone mídia

 

Os smartphones podem ser valiosos aliados nessa hora, pois o whatsApp já está ao alcance de mais de 70% dos usuários de telefonia celular no Brasil. Uma pesquisa pelo Mobile Ecosystem Forum (MEF) divulgada no primeiro semestre de 2016 apontava que o Brasil é o segundo país que mais usa o whatsApp no mundo. O primeiro é a África do Sul.

De olho nessa popularização, algumas das grandes marcas de varejo  estão investindo em recursos de baixíssimo custo, no que vem sendo chamado de “WhatsApp Marketing”. Você e seu estabelecimento também podem fazer isso.

Basta adquirir um aparelho celular que suporte o aplicativo, uma linha telefônica dedicada a esta função e designar alguém para cuidar disso com todo carinho.

 

Passo a passo :

1) Tenha um smartphone com conexão wi-fi e uma linha celular EXCLUSIVA para este fim. Pode ser um chip pré-pago, porque você nunca vai precisar colocar crédito, já que a sua expressão será sempre por meio do wi-fi.

2) Faça uma lista minuciosa dos celulares de seus clientes. Peça a eles, um a um, durante o atendimento ou faça promoções via Facebook, por exemplo, para estimulá-los a fornecer o número de celular e ESPERAR por suas mensagens.

3) Os números de celulares serão cadastrados em LISTAS de TRANSMISSÃO, que funcionam mais ou menos como as cópias ocultas de e-mails. Isso é para manter a privacidade de seus clientes.

JAMAIS USE GRUPOS para essa ação!

Obs. O aplicativo WhatsApp não permite listas maiores do que 254 telefones e todos eles deverão “aceitar” seu número no primeiro contato.

4) Por fim, crie uma estratégia de expressão para manter o nome da sua empresa sempre próximo deste cliente, mas com a sua identidade reforçada.

Esta nova mídia pode ser útil ainda para reservas, promoções exclusivas ou informações sobre cardápio do dia ou horário de funcionamento.

O sucesso desta ação vai depender única e exclusivamente da sua atitude em relação ao seu cliente. Portanto, faça sua lista exclusiva de clientes, NÃO compre listas aleatórias, e fique ainda mais perto do seu público, com eficiência e respeito à privacidade de cada um. Ah, por último, seja ágil ao responder a perguntas que chegarem por meio do aplicativo. Isso vai ajudar a trazer mais e mais clientes fidelizados para seu estabelecimento!

 

Por Sandra de Angelis 

 



Posts relacionados


Batatas Bem Brasil são as queridinhas em todos os estados do país.

Batatas Bem Brasil são as queridinhas em todos os estados do país.

Oba, a Batata Bem Brasil é a líder no volume de vendas em todas as regiões do país.* *Fonte: SuperVarejo e Kantar Worldpanel Nossas batatas estão na boca e no coração dos brasileiros. De acordo com a 15ª edição do estudo “Mais Mais” da revista SuperVarejo em parceria...

Como a batata é plantada?

Como a batata é plantada?

Como a batata é plantada? Já ouviu aquela frase provocativa: “Vá plantar batatas?”  É algo como: “Não encha a paciência!”. A expressão nasceu em Portugal, então dedicado às navegações e grandes descobertas. Sobravam no velho continente idosos, mulheres, crianças e...