Blog Bem Brasil

Blog Bem Brasil



Bem Brasil Alimento recebe homenagem da Fiemg

As ações de responsabilidade socioambiental da Bem Brasil Alimentos receberam mais um importante reconhecimento. Depois de marcar presença na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 26), no início de novembro, a empresa, agora, será homenageada no evento Boas Práticas em Meio Ambiente e Sustentabilidade, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), nesta sexta-feira (03/12). O projeto de eficiência hídrica, que conta com a elaboração de estudos de potencial em economia de água, será apresentado ao público.

De acordo com coordenador de Desenvolvimento da Indústria na Gerência de Meio Ambiente da Fiemg, João Vitor Souza Teixeira, a iniciativa tem o objetivo de reconhecer as companhias que desenvolveram processos dentro do programa Sistema de Gestão Ambiental 4.0 da Federação, ao longo de 2021, e alcançaram bons resultados e engajamento com as práticas. “No evento, cada indústria convidada a receber esse reconhecimento teve a oportunidade de falar sobre suas ações e sua experiência trabalhando com a Fiemg. A partir daí, também podem inspirar outras empresas a se engajarem no tema”, argumenta Teixeira.

O consumo consciente e a gestão sustentável da água fazem parte do DNA da Bem Brasil, líder em vendas de batata pré-frita congelada no país, e estão atrelados às práticas e à cultura organizacional. Tanto que a companhia reutiliza 90% da água absorvida em seus processos produtivos, além de tratar os 10% restantes. E segue implementando iniciativas pioneiras para reduzir ainda mais os impactos ambientais do negócio. “A sustentabilidade ambiental como base da longevidade do negócio está em nossa essência desde o início. E, a cada ano, evoluímos e crescemos com responsabilidade e consciência do nosso papel sobre os impactos ao meio ambiente. As boas práticas desenvolvidas e aplicadas nos permitem pensar em futuro próspero com parcerias de sucesso e ficamos muito felizes por esses reconhecimentos que reforçam que estamos no caminho certo”, diz Isabela Navarro, gerente de Sustentabilidade da Bem Brasil.

Um dos destaques dessa atuação responsável é a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), grande desafio na época da inauguração da primeira fábrica da empresa, em 2006. O clima quente e úmido de Araxá, no Triângulo Mineiro, exigiu a criação de um método específico, único e, ao mesmo tempo, sustentável, para realizar a limpeza físico-química e biológica dos resíduos gerados na linha de produção, antes de devolvê-los ao corpo hídrico, dentro de padrões estabelecidos pelo órgão ambiental.

Desde então, durante esses 15 anos de atuação, a Bem Brasil implantou diversos novos projetos estratégicos de gestão da água. Atualmente, trabalha, entre outras iniciativas, para otimizar a captação de chuva e destiná-la às áreas internas e à jardinagem. O reuso pode ser feito para irrigação de plantas, limpeza de pisos, descargas de vasos sanitários etc. É uma ação que compreende componentes nas várias etapas do processo: transporte da água da chuva através de tubos, filtragem e armazenamento em grandes tanques para reutilização ou recarga em grande escala.

COP 26

No início de novembro, a Bem Brasil já havia sido prestigiada pela Fiemg e pelo Governo de Minas Gerais, com uma presença indireta na COP 26, realizada em Glasgow, na Escócia. O projeto de Economia Circular da Empresa foi um dos cases de sustentabilidade, selecionados como modelo de sucesso pela entidade e apresentado em painel do governador Romeu Zema, durante a Conferência das Partes. A companhia também integra o portal trilíngue “Indústria Verde”, lançado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), com foco nesse fórum global e outros eventos de relevância internacional.

 



Posts relacionados


Cuidado com o meio ambiente faz parte do negócio da Bem Brasil

Cuidado com o meio ambiente faz parte do negócio da Bem Brasil

Os indicadores de desempenho ambiental estão relacionados à forma como a empresa utiliza os recursos naturais, tendo em vista a redução dos impactos provocados pela sua atividade. Significa se preocupar com o volume de emissão de gases de efeito estufa, com a...

Batatas Bem Brasil são as queridinhas em todos os estados do país.

Batatas Bem Brasil são as queridinhas em todos os estados do país.

Oba, a Batata Bem Brasil é a líder no volume de vendas em todas as regiões do país.* *Fonte: SuperVarejo e Kantar Worldpanel Nossas batatas estão na boca e no coração dos brasileiros. De acordo com a 15ª edição do estudo “Mais Mais” da revista SuperVarejo em parceria...