Blog Bem Brasil

Blog Bem Brasil



Carboidrato do bem

Carboidrato do bem

A batata é versátil, gostosa, nutritiva e o melhor: ao contrário do que muitos pensam, ela não engorda.

A batata é uma das fontes de alimento mais populares em todo o mundo. Muito versátil, pode ser servida como prato principal ou acompanhamento, além de ser base para massas de tortas e pães. O grande problema no consumo das batatas é que, muitas vezes, elas são classificadas como altamente calóricas. Isso é uma inverdade, já comprovada em diversas pesquisas realizadas nos últimos anos.

A primeira coisa que precisa ser desmistificada é considerar as calorias como algo ruim. Caloria nada mais é que a quantidade de energia que um alimento fornece ao corpo depois de ingerido. E todos nós precisamos de calorias para poder realizar as atividades do dia a dia. Assim, para uma alimentação saudável, não basta cortar calorias. É preciso escolher alimentos que ofereçam nutrientes junto com as calorias, e combiná-los com outros alimentos que possam balancear os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada.

A realidade é que a batata é um “carboidrato do bem”: fonte de energia excepcionalmente saudável, com pouca gordura e de baixa caloria – cada 100 gramas de batata crua têm cerca de 100 kcal. Ela possui alto índice de fibra alimentar e de vitamina C. Também concentra vitaminas B1, B3 e B6 e minerais como potássio, ferro, fósforo e magnésio. Ainda protege contra doenças do coração e o envelhecimento precoce. O melhor: nutricionistas têm incluído a batata no cardápio de regimes, pois a sensação de saciedade que vem do consumo da batata pode ajudar a controlar o peso.

 

Pesquisas

A afirmação da batata como alimento saudável está baseada em pesquisas recentes. Em 2014, um instituto norte-americano propôs a 90 homens e mulheres com sobrepeso três dietas: uma de baixa caloria e índice glicêmico baixo; outra de baixa caloria, mas com alto índice glicêmico e, para controle, uma dieta sem restrições. A todos foram oferecidas receitas saudáveis e a exigência de incluir de cinco a sete porções de batatas por semana nas refeições.

Após três meses, o resultado foi que os três grupos mostraram redução de peso, sem diferenças expressivas entre eles. Também não foi constatado aumento de glicose ou de insulina no sangue, o que comprovou a eficácia da batata para auxiliar o controle do diabetes.

Outro estudo, realizado por nutricionistas europeus, mostrou que a batata ajuda a reduzir a pressão arterial. Durante um mês, pacientes com sobrepeso e pressão arterial alta que participaram da pesquisa comeram entre seis e oito batatas, duas vezes ao dia. As batatas foram preparadas sem molhos ou gorduras. Além de verificarem que a pressão arterial foi reduzida, os nutricionistas comprovaram que nenhum dos pacientes ganhou peso.

 

Praticidade

Como se não bastassem todas essas vantagens, a batata ainda é um alimento muito prático. Mais ainda quando é adquirida congelada, bastando finalizar o prato e a apresentação. Mas a batata pré-frita não é mais calórica? Muito menos do que você imagina: uma porção de batata pré-frita (85g) possui cerca de 100 kcal.

Há várias opções de receitas em que elas podem ser utilizadas de maneira saudável, principalmente as batatas com casca, que possuem mais fibras, e as que são indicadas especialmente para finalização no forno. O segredo é não misturar a batata com outros carboidratos, como arroz, feijão, farofa e macarrão, por exemplo.

Sirva as batatas assadas (não é preciso acrescentar óleo na preparação) como acompanhamento para carnes magras e peixes. Junte uma salada verde e legumes, como cenoura, vagem, brócolis e couve-flor, cozidos no vapor e temperados com sal e um fio de azeite. Tudo saudável, delicioso e sem culpa!

 

Por: Ana Consenza – Assessoria de Imprensa Bem Brasil Alimentos



Posts relacionados


Bem Brasil conquista o Selo Mais Integridade 2020/21

Bem Brasil conquista o Selo Mais Integridade 2020/21

Empresa mineira recebe importante certificação do Mapa, que reconhece as boas práticas de gestão e de responsabilidade socioambiental, além da conduta ética. A Bem Brasil comemora a conquista do “Selo Mais Integridade”, certificação do Ministério da Agricultura,...

Batatas Bem Brasil são as queridinhas em todos os estados do país.

Batatas Bem Brasil são as queridinhas em todos os estados do país.

Oba, a Batata Bem Brasil é a líder no volume de vendas em todas as regiões do país.* *Fonte: SuperVarejo e Kantar Worldpanel Nossas batatas estão na boca e no coração dos brasileiros. De acordo com a 15ª edição do estudo “Mais Mais” da revista SuperVarejo em parceria...