2005

Primeira fábrica de batatas pre-fritas 100% nacional

Na cidade de Araxá, eram dados os primeiros passos para a construção da Bem Brasil Alimentos com padrão internacional. Inovadora desde o início, a Bem Brasil começava sua trajetória visando um grande potencial produtivo com um investimento que traria também benefícios à economia local, à cadeia produtiva da batata e ao consumidor brasileiro.

2006

Inauguração

Práticas sustentáveis já eram uma preocupação desde o momento da inauguração. Criar um modelo para o tratamento de efluentes se tornou um dos maiores desafios para a inauguração da fábrica no dia 14 de dezembro. O clima quente e úmido de Araxá exigiu a criação de um método específico, único e ao mesmo tempo sustentável, para tratar a água descartada da linha de produção. Desde então, os investimentos e inovação no setor ambiental têm sido permanentes e com resultados eficientes.

2007

Consolidação do processo produtivo

A organização de todo o processo, que inclui fornecedores, operação de caldeira, geração de energia, sistema de produção, meio ambiente, qualidade, administrativo, marketing, comercial e a relação com os clientes e consumidores foi se consolidando como quem monta uma grande engrenagem. As marcas Mais Batata e Bem Batata foram o carro-chefe de vendas e ao mesmo tempo dava-se início aos estudos para desenvolvimento da produção de flocos de batata, produto muito valorizado como matéria-prima da indústria e do Food Service.

2008

Novos produtos e parcerias

As novidades neste momento foram o lançamento das Noisettes e o início da produção de flocos. Ao mesmo tempo eram firmadas as parcerias para tornar a distribuição da produção viável para todo o território nacional. Os primeiros resultados começavam a surgir.

Novos produtos e parcerias
2009

Ampliando mercados

Após três anos, 18% do mercado brasileiro de batata pré-frita congelada já era uma conquista e tornava-se evidente a necessidade de uma segunda linha de produção. O potencial de consumo pedia também novas formas de entrega e a ampliação do mix de produtos. Assim, foram surgindo novos cortes e novos tamanhos de embalagens. Neste mesmo ano, nascia o projeto "Voluntariado". Uma iniciativa de cidadania e solidariedade dos colaboradores para contribuir com a comunidade, apoiando instituições exemplares de Araxá.

Ampliando mercados
2010

Ampliação da produção

Ano em que acontecia a implantação da segunda linha. Assim, ampliamos a capacidade de produção. Com isso, foi necessário ampliar o espaço de armazenagem e uma nova câmara frigorífica com capacidade para armazenar 16 mil toneladas foi instalada. Todo crescimento e ampliação da Bem Brasil sempre teve o consumidor como centro das nossas ações e atuações. E, pensando mais uma vez nele, lançamos um produto mais saudável: a linha Forno. Abria-se também outra frente de negócios, em direção à exportação, com o estudo de novos parâmetros de produção e qualidade do produto Flocos. Este foi um ano com muitos acontecimentos. Foi criado o Projeto 'Bem Brasil de Portas Abertas', com um protocolo para que a indústria passasse a receber visitantes locais e de todo o Brasil. E, de dentro para fora da empresa, começava a ser implementada também, a Pesquisa de percepção ambiental, aplicada mensalmente nos bairros vizinhos às plantas.

Ampliação  da produção
2011

Produção 100% integrada

A segunda linha de produção atingia a integração de processos e equipe esperada com a primeira linha. A equipe de vendas já ocupava um lugar estratégico para dar vazão à produção.

2012

25% do mercado

Depois de conquistar 25% do mercado, novas estratégias de marketing ganharam lugar para ampliar o raio de ação. A indústria passava a operar em plena capacidade e dava-se início a estudos para inovar ainda mais a forma de armazenagem da matéria prima. Fomos pioneiros na criação de uma inédita estrutura para armazenar batata in natura. Sempre de olho no aprimoramento de suas competências internas, a empresa implantou o Programa PAEX - Parceiros para a Excelência, com a Fundação Dom Cabral, profissionalizando ainda mais os variados setores da empresa. Iniciava-se também o apoio institucional ao Projeto Coleta Seletiva nas Escolas, numa parceria com a Sala Verde de Araxá. Também neste ano e pela primeira vez, a empresa foi para a APAS, o maior evento do setor supermercadista do país, apresentando-se para o Brasil com sua proposta inovadora.

25% do mercado
2013

Inovação faz bem!

A Bem Brasil estava entre as três marcas mais consumidas em todo o país e passava a vigorar no ranking da Revista Exame PME, dentre as empresas que mais crescem no Brasil. A fábrica passou a adotar o óleo de algodão para substituir a gordura de palma na pré-fritura da batata. Essa inovação promoveu uma redução de 40% da gordura saturada no processo produtivo e as embalagens ganharam um selo para dar esta informação ao consumidor. O Projeto Inove Bem foi implementado para que seus colaboradores participassem do crescimento da empresa com ideias inovadoras. E se estudo e inovação são as armas de prosperidade da empresa, foi nesse ano que se iniciaram as primeiras parcerias com universidades e instituições de pesquisas do país.

Inovação faz bem!
2014

Parcerias para o desenvolvimento

A empresa lança a Revista Bem Brasil e o programa de rádio Bem Mais Brasil, abrindo dois novos canais efetivos de comunicação com a comunidade de Araxá e envolvendo colaboradores e parceiros nessa iniciativa. Pelo segundo ano consecutivo, a Bem Brasil despontava no ranking da Revista Exame PME, com melhor desempenho em relação ao ano anterior. O projeto apresentado pela empresa em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) fora aprovado pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A pesquisa visava o aprimoramento da armazenagem da batata in natura. Iniciou-se a implementação da Ferramenta da Qualidade APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos em todas as fases da produção que terminou em 2017.

Parcerias para o desenvolvimento
2015

Novos horizontes

Dava-se início à construção da segunda planta, no município de Perdizes, cerca de 50 quilômetros de Araxá. Como a Bem Brasil acredita na eficiência das boas parcerias, firmou mais uma com a FIEMG no Programa FAZ - Inovação para Resultados - que implanta metodologias de gestão em inovação nas empresas mineiras. O primeiro container de flocos em escala comercial era enviado para o Japão.

2016

Líder no varejo nacional

Neste ano, a expectativa foi grande, especialmente por causa da inauguração da nova fábrica, prevista para o próximo ano. A busca pelo selo FSSC 22000 (FoodSafety System Certification) – sistema de certificação em segurança de alimentos com reconhecimento global, também foi ativada. A conquista da liderança no varejo nacional do mercado de batatas pré-fritas congeladas ocorreu no fim do ano, para coroar todo esse empenho.

Líder no varejo nacional
2017

Grande empresa

16 de fevereiro de 2017 é marcada como a data da inauguração da nova fábrica da Bem Brasil, no município de Perdizes, a 50km de Araxá. Com a nova unidade, amplia-se o volume de empregos diretos e indiretos gerados, consolida-se o compromisso com a sociedade, levando prosperidade para a pequena Perdizes e para a região. Agora são 600 empregos diretos e cerca de 2000 indiretos para produzir mais 150 mil toneladas de batatas pré-fritas congeladas. A soma de todo o potencial produtivo da Bem Brasil é de 250 mil toneladas/ano, o equivalente a 55% do consumo nacional. O segundo semestre deste ano é pontuado pelo lançamento de novos produtos e pela reformulação das embalagens. E a soma de todos esses aspectos eleva a marca Bem Brasil ao patamar de uma grande empresa. A Marca leva o verdadeiro sabor da batata para um mercado do tamanho do Brasil.

Grande empresa
2020

Batata é Bem Brasil

Já somos a maior fábrica de batatas congeladas do Brasil. E chegou a hora de mudar o jeito da marca se apresentar. Juntando brasilidade, sustentabilidade, sabor, pioneirismo, origem, qualidade, diversidade e potencial construímos uma identidade única que reflete quem somos: bem-humorados, leves, alegres e afetivos. Os novos produtos também ganharam nova identidade. Com comunicação e produção alinhados, vamos transformar a Bem Brasil na batata mais desejada e amada do país.

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