
Sobre o COVID – 19
A Bem Brasil, confirmando seu valor de parceria e consciente do nosso papel em contribuir para a limitação da transmissão comunitária do Coronavírus (COVID-19) no Brasil, está adotando as medidas necessárias para preservar a integridade da saúde de nossos colaboradores diretos, indiretos, clientes e parceiros.
O que é o Coronavírus?
Coronavírus é uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias de leves a moderadas em seres humanos e animais. A Organização das Nações Unidas (ONU) e as autoridades de saúde pública ao redor do mundo estão tomando medidas para conter o avanço do COVID-19. Confira algumas informações importantes para evitar o contágio e se prevenir do novo Coronavírus.
Como o Coronavírus é transmitido?
A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
- Gotículas de saliva;
- Espirro;
- Tosse;
- Catarro;
- Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão com pessoa infectada;
- Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com boca, nariz ou olhos.
O conhecimento já registrado sobre o Coronavírus indica que eles apresentam transmissão de uma para até três pessoas, ou seja, cada indivíduo infectado contamina pelo menos mais três pessoas.
Quais são os sintomas?
Os sinais e sintomas clínicos do COVID-19 são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Podem também causar infecção do trato inferior, como as pneumonias.
Os principais sintomas são:
- Febre;
- Tosse;
- Coriza;
- Dificuldade para respirar.
Em caso de suspeita ou contato com pessoas infectadas é fundamental ligar para a central de teleatendimento (34) 3691-3313 – Plantão Secretaria da Saúde Araxá e (34) 99280-8003 – Plantão Secretaria da Saúde Perdizes para maiores informações.
Medidas adotadas pela Bem Brasil
- Reforço na higienização em toda área e entorno das Unidades de Araxá e Perdizes, principalmente nos espaços de maior contingência de pessoas;
- Continuidade das práticas de segurança de alimentos, a fim de prezar por toda cadeia produtiva por meio da manutenção de ambientes salubres;
- Construção de novas medidas para uso do bebedouro, banheiros e refeitório;
- As empresas prestadoras de serviços do transporte de passageiros estão sendo orientadas e monitoradas a seguirem os novos padrões e exigências da Bem Brasil;
- Consolidação do comitê interno ao combate do COVID-19, responsável por construir práticas coletivas e diálogo constante com todos os setores da empresa;
- Autorização de atividades em home office e horário flexível, em casos específicos e previamente autorizado pelo gestor da área;
- Substituição de reuniões físicas por videoconferências;
- Cancelamento de viagens nacionais e internacionais, sendo que as consideradas imprescindíveis precisam obrigatoriamente de aprovação da Diretoria;
- Construção de nova política para visitantes, terceiros e motoristas;
- Informativos nos canais de comunicação interna, por meio de esclarecimentos e disseminação de práticas preventivas em favor a saúde e bem estar do nosso capital humano;
- Mapeamento dos colaboradores na faixa de risco, para análise e tratativa individual, prezando sempre pelo bem-estar do funcionário;
- Suporte de profissionais da saúde e segmento jurídico, a fim de esclarecimentos e intervenções preventivas;
- Redução de cadeiras no restaurante, adesivos nas mesas indicando os lugares para sentar-se, respeitando o espaçamento sugerido pela OMS.
- Higienização do transporte coletivo da empresa;
- Aferição de temperatura corporal de colaboradores e terceiros no início do expediente;
- Distribuição de álcool em gel e máscara para colaboradores e terceiros; – Uso obrigatório de máscara nas dependências da empresa;
- Obs: prestadores de serviços têm horário de entrada diferenciada, para diminuir o fluxo de pessoas no começo da jornada.
Qual minha responsabilidade enquanto colaborador?
- Lavar as mãos pelo menos 20 segundos com água e sabão e fazer uso de álcool em gel;
- Evitar cumprimento por meio de aperto de mãos, abraços e demais contatos físicos;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, utilizar lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpeza dos objetos e superfícies tocados com frequência;
- Seguir todas orientações fornecidas pela empresa;
- Ficar em casa e comunicar a empresa mediante sintomas do COVID-19;
- Cumprir as orientações e regras estabelecidas pela empresa;
- Denunciar nos canais de comunicação da empresa, quando as regras não estiverem sendo cumpridas: Alô Ética 0800-7505560;
- Cuidar da sua saúde física e emocional, podendo buscar ajuda no nosso canal de apoio PAE: 0800-7202703;
- Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, entrem em contato com os números: RH (34) 99815-4950, SSO (34) 99163-1404.
Precisamos ficar atentos!
Lembramos que além do COVID-19, é necessário mantermos medidas preventivas contra outras doenças como: Gripe H1N1 e Dengue.
A Gripe H1N1, é causada pela mutação do vírus da gripe, disseminada de pessoa para pessoa, especialmente por meio de tosse e espirros, bem como contato com objetos infectados. A Dengue é provocada por um arbovírus (vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti) que se apresenta em quatro tipos diferentes: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
Entendemos a necessidade de mantermos esforços ao combate do COVID-19, todavia, não podemos “fechar os olhos” para a H1N1 e Dengue, em solidariedade a milhares de vítimas infectadas anualmente no Brasil. Manter ações preventivas (entre elas as vacinas em dia) é uma forma de nos mantermos seguros e vigorosos no combate a essas e outras doenças.
Portanto, estamos confiantes que unidos conseguiremos enfrentar essa fase delicada, e quando esse tempo de fato acabar, ficará mais do que provado o quanto somos fortes juntos.
Contamos com a seriedade e compromisso de todos! Previnam-se.