Sobre o COVID – 19

A Bem Brasil, confirmando seu valor de parceria e consciente do nosso papel em contribuir para a limitação da transmissão comunitária do Coronavírus (COVID-19) no Brasil, está adotando as medidas necessárias para preservar a integridade da saúde de nossos colaboradores diretos, indiretos, clientes e parceiros.

O que é o Coronavírus?

Coronavírus é uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias de leves a moderadas em seres humanos e animais. A Organização das Nações Unidas (ONU) e as autoridades de saúde pública ao redor do mundo estão tomando medidas para conter o avanço do COVID-19. Confira algumas informações importantes para evitar o contágio e se prevenir do novo Coronavírus.

Como o Coronavírus é transmitido?

A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão com pessoa infectada;
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com boca, nariz ou olhos.

O conhecimento já registrado sobre o Coronavírus indica que eles apresentam transmissão de uma para até três pessoas, ou seja, cada indivíduo infectado contamina pelo menos mais três pessoas.

Quais são os sintomas?

Os sinais e sintomas clínicos do COVID-19 são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Podem também causar infecção do trato inferior, como as pneumonias.

Os principais sintomas são:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Dificuldade para respirar.

Em caso de suspeita ou contato com pessoas infectadas é fundamental ligar para a central de teleatendimento (34) 3691-3313 – Plantão Secretaria da Saúde Araxá e (34) 99280-8003 – Plantão Secretaria da Saúde Perdizes para maiores informações.

Medidas adotadas pela Bem Brasil

  • Reforço na higienização em toda área e entorno das Unidades de Araxá e Perdizes, principalmente nos espaços de maior contingência de pessoas;
  • Continuidade das práticas de segurança de alimentos, a fim de prezar por toda cadeia produtiva por meio da manutenção de ambientes salubres;
  • Construção de novas medidas para uso do bebedouro, banheiros e refeitório;
  • As empresas prestadoras de serviços do transporte de passageiros estão sendo orientadas e monitoradas a seguirem os novos padrões e exigências da Bem Brasil;
  • Consolidação do comitê interno ao combate do COVID-19, responsável por construir práticas coletivas e diálogo constante com todos os setores da empresa;
  • Autorização de atividades em home office e horário flexível, em casos específicos e previamente autorizado pelo gestor da área;
  • Substituição de reuniões físicas por videoconferências;
  • Cancelamento de viagens nacionais e internacionais, sendo que as consideradas imprescindíveis precisam obrigatoriamente de aprovação da Diretoria;
  • Construção de nova política para visitantes, terceiros e motoristas;
  • Informativos nos canais de comunicação interna, por meio de esclarecimentos e disseminação de práticas preventivas em favor a saúde e bem estar do nosso capital humano;
  • Mapeamento dos colaboradores na faixa de risco, para análise e tratativa individual, prezando sempre pelo bem-estar do funcionário;
  • Suporte de profissionais da saúde e segmento jurídico, a fim de esclarecimentos e intervenções preventivas;
  • Redução de cadeiras no restaurante, adesivos nas mesas indicando os lugares para sentar-se, respeitando o espaçamento sugerido pela OMS.
  • Higienização do transporte coletivo da empresa;
  • Aferição de temperatura corporal de colaboradores e terceiros no início do expediente;
  • Distribuição de álcool em gel e máscara para colaboradores e terceiros; – Uso obrigatório de máscara nas dependências da empresa;
  • Obs: prestadores de serviços têm horário de entrada diferenciada, para diminuir o fluxo de pessoas no começo da jornada.

Qual minha responsabilidade enquanto colaborador?

  • Lavar as mãos pelo menos 20 segundos com água e sabão e fazer uso de álcool em gel;
  • Evitar cumprimento por meio de aperto de mãos, abraços e demais contatos físicos;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, utilizar lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpeza dos objetos e superfícies tocados com frequência;
  • Seguir todas orientações fornecidas pela empresa;
  • Ficar em casa e comunicar a empresa mediante sintomas do COVID-19;
  • Cumprir as orientações e regras estabelecidas pela empresa;
  • Denunciar nos canais de comunicação da empresa, quando as regras não estiverem sendo cumpridas: Alô Ética 0800-7505560;
  • Cuidar da sua saúde física e emocional, podendo buscar ajuda no nosso canal de apoio PAE: 0800-7202703;
  • Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, entrem em contato com os números: RH (34) 99815-4950, SSO (34) 99163-1404.

Precisamos ficar atentos!

Lembramos que além do COVID-19, é necessário mantermos medidas preventivas contra outras doenças como: Gripe H1N1 e Dengue.

Gripe H1N1, é causada pela mutação do vírus da gripe, disseminada de pessoa para pessoa, especialmente por meio de tosse e espirros, bem como contato com objetos infectados. A Dengue é provocada por um arbovírus (vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti) que se apresenta em quatro tipos diferentes: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Entendemos a necessidade de mantermos esforços ao combate do COVID-19, todavia, não podemos “fechar os olhos” para a H1N1 e Dengue, em solidariedade a milhares de vítimas infectadas anualmente no Brasil. Manter ações preventivas (entre elas as vacinas em dia) é uma forma de nos mantermos seguros e vigorosos no combate a essas e outras doenças.

Portanto, estamos confiantes que unidos conseguiremos enfrentar essa fase delicada, e quando esse tempo de fato acabar, ficará mais do que provado o quanto somos fortes juntos.

Contamos com a seriedade e compromisso de todos! Previnam-se.