Programa de Integridade

Desde a sua fundação, no ano de 2006, a Bem Brasil vem plantando as sementes das condutas positivas e do comportamento ético , excelência, honestidade, integridade, justiça, profissionalismo, respeito, segurança e transparência de sua equipe com fornece­dores, clientes, entes públicos e a sociedade. Agora, a empresa deu um importante passo para ser referên­cia de mercado na adoção de práticas íntegras e transparentes, com a implantação do seu Programa de Integridade e Conformidade.

Ética e Transparência

O Código de Ética e Conduta reforça o compromisso da organização com princípios que ajudam na construção de um clima de confiança (transparência e prestação de contas), garantam o tratamento justo e igual para todos e zelam pela viabilidade econômico financeira da empresa.

Assim, adota tal documento com o objetivo de fixar os valores essenciais praticados nos relacionamentos entre seus colaboradores, bem como nos relacionamentos desses com clientes, fornecedores e demais partes relacionadas.

Ethics and Transparency

The Code of Ethics and Conduct endorses the company commitment with principles that help to build an environment of trust (transparency and accountability), ensuring fair and equal treatment to all and watch over the economic and financial viability.

Thus, the organization adopts this document in order to establish the essential values practiced in the relationship with our employees, as well as in the relationship with customers, suppliers and all other stakeholders. 

Canal de Denúncia

 

O Canal de Denúncia da Bem Brasil é um ambiente exclusivo e confidencial disponibilizado para que os seus colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes possam, de forma segura, e se desejada, anônima, relatar conduta não conforme com uma atuação Ética, Íntegra e Transparente, regulamento interno ou a legislação vigente.

A Bem Brasil garante total confidencialidade da identidade de quem utiliza esse Canal.

Wistleblowing Channel

Bem Brasil’s Wistleblowing Channel is an exclusive and confidential environment, made available to all employees, suppliers, partners and customers be able to, in a safe way, and if desired, anonymously, report any conduct that does not comply with Ethics, Integrity and Transparency, internal regulations or legislation in force.

Bem Brasil guarantees total confidentiality of the identity of those who use this Channel.

 

Perguntas frequentes sobre o canal de denúncia

É o canal de denúncia disponibilizado pela Bem Brasil para que seus colaboradores, clientes, fornecedores e prestadores de serviços possam registrar relatos e/ou denúncias decorrentes da suspeita e/ou confirmação sobre a violação das normas descritas no Código de Ética e Conduta, Políticas de Compliance e de Gestão, bem como Procedimentos e Leis/Regulamentos, por meio de um canal seguro e confiável, garantindo assim total confidencialidade ao denunciante.

  1. Registro do relato e/ou denúncia por meio do Canal de Denúncia;
  2. Recebimento e avaliação do relato pela empresa GRC Solutions;
  3. Recebimento e avaliação do relato pelo Comitê Ética da Bem Brasil;
  4. Reporte ao denunciante;
  5. Aplicações das medidas disciplinares e planos de ação internos.

Agressão física, assédio (moral, sexual, religioso, entre outros), conflito de interesses, dano moral, constrangimento, quaisquer tipos de discriminação, intimidação, roubo, fraude, corrupção, desvio de ativos, favorecimentos, uso indevido de entorpecentes ou quaisquer condutas que venha a contradizer as diretrizes descritas no Código de Ética e Conduta e demais políticas da Bem Brasil.

Todos os relatos devem ser baseados em dados e fatos e devem conter o máximo de informações possíveis, de forma a suportar o processo de investigação, bem como particularizando a situação: quando, como, onde ela ocorreu e quem são as principais pessoas envolvidas. Além disso, informações sobre testemunhas e evidências/provas que possam ser obtidas são valiosas e devem ser informadas. 

É simples! É considerado dado pessoal qualquer informação que permita identificar, direta ou indiretamente, uma pessoa que esteja viva, tais como: nome, RG, CPF, gênero, data e local de nascimento, telefone, endereço residencial, localização via GPS, retrato em fotografia, prontuário de saúde, cartão bancário, renda, histórico de pagamentos, hábitos de consumo, preferências de lazer; endereço de IP (Protocolo da Internet) e cookies.

 

 

 

 

A GRC Solutions é responsável por receber as informações, bem com registrá-las na plataforma de forma coerente e segura, assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação.

Ao realizar a denúncia por meio do Alô Ética, não é obrigatória a identificação do denunciante, por isso a ferramenta utilizada garante total confidencialidade durante o processo de registro. Porém, se preferir, o denunciante pode se identificar, tendo em vista que todos os seus direitos serão respeitados.

O Canal de Denúncias da Bem Brasil preza pela confidencialidade de todos os relatos e informações aqui adquiridas. Desse modo, garantindo um ambiente confiável, seguro e profissional para a realização de relatos, com anonimato e confidencialidade.

Ao realizar a denúncia por meio do Alô Ética, não é obrigatória a identificação do denunciante, por isso a ferramenta utilizada garante total confidencialidade durante o processo de registro.

As informações de relatos serão armazenadas por tempo indeterminado com objetivo de realizar o processo de investigações e conclusão da denúncia. 

Os relatos são enviados ao Comitê de Ética e Conduta, que tem como principal responsabilidade avaliar as denúncias e/ou relatos registrados por meio do canal de denúncias, bem como propor planos de ação voltados para investigação e correção de tais situações e deliberar as medidas disciplinares aplicáveis.

Após finalizar o relato, o denunciante recebe o número de registro do seu relato, permitindo o acompanhamento do status da denúncia, por meio do site da Bem Brasil Alimentos na página do Canal de Ética.

Todo e qualquer registro, sendo ele uma denúncia e/ou relato, deverá ser tratado no prazo aproximado de 30 dias, exceto em casos em que houver a necessidade de se instaurar o processo de investigação.

*Observações: os relatos que constituírem incompletos (e não tiverem retorno do denunciante com as informações solicitadas para completar a investigação) ou relacionados a assuntos que não envolvam questões de ordem ética ou legal serão arquivados e receberão o status de “encerrado”.

Envie um e-mail para: auditoria@bembrasil.ind.br .