WhatsApp – Marketing para o seu restaurante

12/01

Grande parte dos empreendedores de bares e restaurantes no Brasil não tem uma verba definida para divulgação, ora porque custa caro, ora porque nem sempre dá resultado, ora porque não há interesse do gestor. Mas a frente de Comunicação & Marketing do seu negócio é tão importante quanto a gestão fiscal de um estabelecimento, por exemplo. Sua efetividade se dará se a estratégia correta for adotada.

Pensar em como seu estabelecimento vai se expressar junto aos seus públicos é de vital importância para a fidelização de clientes. Pense também na mensagem correta da proposta da casa.

A boa notícia é que as redes sociais e o próprio WhatsApp são grandes aliados e a baixíssimo custo, dos empreendedores que consideram a Comunicação uma via importante da empresa na conquista e fidelização de clientes.

A má notícia é que ao contratar prestadores de serviço que “vendem” facilidades nesses dois ambientes tecnológicos, o gestor pode estar comprando “gato por lebre”, fazendo um investimento relativamente baixo, mas sem efetividade alguma, o que significa PREJUÍZO.

Ninguém melhor do que você conhece o seu negócio e as suas necessidades, certo? Então vamos a uma lista de coisas que o gestor pode fazer para melhorar a mensagem da marca em direção a seus públicos.

1) Escreva em uma lista, quais são seus públicos alvo.
Ex.: Clientes habituais que pedem hambúrguer e batata frita,
Habituais de fim de semana, Colaboradores, Fornecedores, Parceiros , etc.

2) Descreva em um papel, quais são seus meios de expressão para falar com eles.

Ex.:E-mail, recados em quadros de avisos, carta, SMS, telefone, whatsApp, site, redes sociais, etc.

3) Escolha os meios mais eficientes de falar com cada um desses públicos e passe à estratégia de comunicação para refinar sua mensagem.

A ideia é fazer com que você, gestor, pense nas expressões da sua marca. Essas expressões têm de ser a sua cara! Então é importante estabelecer uma linha ética e verdadeira para a expressão. O cliente sente isso nas entrelinhas.

O que você JAMAIS deve fazer é comprar mailings genéricos para envio de e-mails que serão caracterizados como SPAM, ou seja, lixo eletrônico. Não caia nas ‘vantagens’ das listas de SMS e WhatsApp para promover sua marca.

Faça campanhas por todos os meios que dispõe, mas só envie mensagens que tenham sido autorizadas pelos clientes. A qualidade da expressão de marca não está na quantidade de mensagens que você envia, muito pelo contrário.

 

O smartphone mídia

 

Os smartphones podem ser valiosos aliados nessa hora, pois o whatsApp já está ao alcance de mais de 70% dos usuários de telefonia celular no Brasil. Uma pesquisa pelo Mobile Ecosystem Forum (MEF) divulgada no primeiro semestre de 2016 apontava que o Brasil é o segundo país que mais usa o whatsApp no mundo. O primeiro é a África do Sul.

De olho nessa popularização, algumas das grandes marcas de varejo  estão investindo em recursos de baixíssimo custo, no que vem sendo chamado de “WhatsApp Marketing”. Você e seu estabelecimento também podem fazer isso.

Basta adquirir um aparelho celular que suporte o aplicativo, uma linha telefônica dedicada a esta função e designar alguém para cuidar disso com todo carinho.

 

Passo a passo :

1) Tenha um smartphone com conexão wi-fi e uma linha celular EXCLUSIVA para este fim. Pode ser um chip pré-pago, porque você nunca vai precisar colocar crédito, já que a sua expressão será sempre por meio do wi-fi.

2) Faça uma lista minuciosa dos celulares de seus clientes. Peça a eles, um a um, durante o atendimento ou faça promoções via Facebook, por exemplo, para estimulá-los a fornecer o número de celular e ESPERAR por suas mensagens.

3) Os números de celulares serão cadastrados em LISTAS de TRANSMISSÃO, que funcionam mais ou menos como as cópias ocultas de e-mails. Isso é para manter a privacidade de seus clientes.

JAMAIS USE GRUPOS para essa ação!

Obs. O aplicativo WhatsApp não permite listas maiores do que 254 telefones e todos eles deverão “aceitar” seu número no primeiro contato.

4) Por fim, crie uma estratégia de expressão para manter o nome da sua empresa sempre próximo deste cliente, mas com a sua identidade reforçada.

Esta nova mídia pode ser útil ainda para reservas, promoções exclusivas ou informações sobre cardápio do dia ou horário de funcionamento.

O sucesso desta ação vai depender única e exclusivamente da sua atitude em relação ao seu cliente. Portanto, faça sua lista exclusiva de clientes, NÃO compre listas aleatórias, e fique ainda mais perto do seu público, com eficiência e respeito à privacidade de cada um. Ah, por último, seja ágil ao responder a perguntas que chegarem por meio do aplicativo. Isso vai ajudar a trazer mais e mais clientes fidelizados para seu estabelecimento!

 

Por Sandra de Angelis 

 

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