Blog Bem Brasil

Blog Bem Brasil



Quantas Variedades de Batata Existem?

Variedade de batata

Ao visitar o mercado, você já deve ter se deparado com diferentes tipos batatas sendo comercializadas. Tem a batata monalisa, a batata-inglesa, a batata asterix, a batata kennebec, a batata hermes, a batata condor, a batatinha, a batata-doce, a batata-baroa… a batata pré-frita. Mas essa variedade está longe de chegar perto do número certo de variedades de batatas existentes no mundo.

A “batata branca” — Solanum Tuberosum — é a mais cultivada no mundo, mas não por isso é a única. Há inúmeras outras com diferentes variações de casca, polpa e sabor. As mais diversas variedades de batata permitem que o tubérculo seja cultivado sob diferentes circunstâncias e que faça parte de diversos tipos de receitas.

No mundo, existem cerca de 85 gêneros e, acredite ou não, aproximadamente 4200 espécies de batata; sim, você pode passar a vida toda comendo batata e é bem capaz que nunca vai provar todas.
Para falar de todas precisaríamos de bastante tempo, mas é possível falarmos de algumas.

BATATA ASTERIX

(alt batata asterix)

É uma batata comprida e de casca rosada. Seu miolo pode ser branco ou amarelado, depende de sua espécie. É bastante resistente contra o congelamento. Por menos água que outras variedades, é excelente para purês, nhoques e para fritar.
É rica em carboidratos e tem o dobro de fibras de uma batata normal, por isso é muito recomendada para quem precisa de energia para praticar atividades físicas.

BATATA BAROA

(alt batata baroa)

É uma batata compridinha e com casca amarela. Você também pode conhece-la como mandioquinha. Ela é uma batata mais esguia, com casca e polpa amareladas. Seu amido é facilmente digerido e por isso é indicada na alimentação de crianças e convalescentes. Quando for fazê-la, experimente fazê-la como purê ou sopa.

BATATA YACON

(alt batata yacon)

Ela pode lembrar um pouco a batata-doce, ao menos por fora, mas por dentro é bastante única. Além de possuir essa coloração interna que lembra a uma cenoura, a batata yacon tem um sabor mais adocicado. Ela é uma batata muito apreciada no Japão, sendo utilizada até para compor massas de macarrão e pão. Aqui nas terras tupiniquins ela ganhou notoriedade por conter baixo teor calórico; sendo até chamada de batata diet. Por ter um gosto bastante próprio e delicado, é consumida crua. Suas folhas são indicadas para tratamento contra colesterol alto e diabetes.

CONCLUINDO

As batatas pertencem principalmente a estação fria, e são produzidas em temperaturas que variam de 10 a 20ºC. Por serem tubérculos suscetíveis ao congelamento, precisam ser colhidas antes do início do outono ou das geadas do inverno. É um processo de plantio que dura entre 90 e 150 dias, mas sob circunstâncias propícias, pode ser colhida muito antes.

Sua imensa variedade permite que ela ocupe o pódio dos alimentos mais consumidos no mundo. Falamos aqui sobre um número pequenino de suas variedades, mas fique ligado no nosso blog para conhecer mais sobre essa planta que tem um lugar especial em nossos corações.
E ai, imaginava que existiam tantas variedades de batatas mundo afora?

Se gostou desse artigo leia também a História da Batata!

 

Bem Brasil Alimentos



Posts relacionados


Bem Brasil Alimento recebe homenagem da Fiemg

Bem Brasil Alimento recebe homenagem da Fiemg

As ações de responsabilidade socioambiental da Bem Brasil Alimentos receberam mais um importante reconhecimento. Depois de marcar presença na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 26), no início de novembro, a empresa, agora, será homenageada...