A Origem da Batata

14/12

Qual a Origem da Batata?

A batata é um dos tubérculos mais consumidos no mundo; não vamos confundi-la com um vegetal, ok? Ela faz parte da mesma família das cenouras e rabanetes, plantas que nascem de baixo da terra, é rica em vitaminas e minerais, e preenche um relevante papel na história da humanidade.

Mas, qual é a origem da batata?

A batata tem sua origem nas Cordilheiras dos Andes, há cerca de oito mil anos atrás. Ela foi uma grande aliada dos povos daquela região nos períodos de fortes geadas e tempestades. Como há diversos tipos de batatas, com diferentes propriedades e características, seu plantio se mostrou facilitado, pois ela era capaz de resistir a diferentes condições de clima e terra.

A batata se tornou popular na Europa quando os primeiros navegadores espanhóis chegaram às terras dos povos Incas. Ganhou espaço junto a burguesia por causa de suas flores, e só mais tarde teve seu valor nutritivo levado a sério; quando a fome se alastrou pela Europa.

Os navegadores espanhóis, mais tarde, levaram a batata em suas navegações ao redor do mundo, pois a batata era forte aliada contra o escorbuto — falta de vitamina C, algo muito comum em alto mar. Assim ela chegou a outras regiões, como nas Américas, Ásia e Índia.

A batata é rica em vitaminas C, B1, B3 e B6 e minerais como potássio, fósforo e magnésio, além de conter fibras dietéticas e antioxidantes; mais uma razão para não deixá-la longe da sua dieta. Ela pode ser encontrada em uma grande variedade de cores, cascas e polpas. Pode ser consumida frita, assada ou cozida. Pode ser servida quente, acompanhando o prato principal, ou servida fria, acompanhando uma salada, por exemplo.

A batata se conserva fora da geladeira por até duas semanas, se mantida em local fresco, arejado e escuro.

Atualmente é comercializada dentro e fora do Brasil pela Bem Brasil Alimentos, empresa especializada em levar sabor e praticidade para dentro das casas brasileiras. Você pode encontrar a batata pré-frita em diferentes cortes, como o Corte Caseiro, ou o modelo Crinkle, ou até a batata em purê, prontinha para ser preparada e saboreada.

A origem da batata começa nas terras andinas e termina no seu prato.

Se quer se aprofundar mais no assunto, e saber como a batata matou a fome no mundo, clique aqui e descubra mais sobre a maravilhosa história da batata.

 

Bem Brasil Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *