Liderança consolidada nos lares brasileiros é Bem Brasil
A Bem Brasil Alimentos, a maior fábrica nacional de batatas pré-fritas congeladas, mais uma vez vigora na liderança na penetração dos lares brasileiros, tendo sido comprada por 9,13% dos lares brasileiros, o que representa quase 5 milhões. A abrangência da pesquisa diz respeito a 53 milhões de lares. A área coberta pela Kantar Worldpanel, instituto responsável pela pesquisa, corresponde a 81% da população domiciliar brasileira e representa 91% do potencial de consumo nacional. O fato é que os produtos Bem Brasil estão entre os mais consumidos nos lares brasileiros e a pesquisa diz respeito ao período de janeiro a dezembro de 2016.
No ano passado, uma pesquisa da Kantar Worldpanel identificara a indústria mineira na Liderança do varejo nacional, com 26% de participação sobre 16 milhões de lares pesquisados que compram batata (Market share), como resultado de pesquisa entre julho de 2015 e junho de 2016. “Com a nova fábrica em atividade desde fevereiro deste ano, esta pesquisa vem nos trazer mais estímulos, pois vimos ampliando a oferta de produtos gradativamente, desde então”, Juliana Monteiro, supervisora de marketing.
Com a plenitude de produtividade do Polo Araxá-Perdizes, a Bem Brasil será capaz de atender 55% do consumo nacional de batatas fritas congeladas, que hoje é de 425 mil toneladas.
Conjuntura
Foi no final de 2013 que se iniciaram os estudos de viabilidade para validar a decisão ousada de construir uma nova fábrica. Naquela ocasião, a crise econômica pela qual o país está passando neste momento, já apresentava indícios fortes.
As pesquisas de comportamento do consumidor e os números de crescimento do mercado neste ano recessivo estavam previstos, mas excedem os estudos realizados. “No cenário de crise político-econômica, a alimentação dentro do lar passou a ter ainda mais peso no bolso do brasileiro. Com isso, categorias práticas e que trazem algum diferencial ou benefício ganham destaque, assim como os produtos da Bem Brasil”, explica Tathiane Frezarin Martins, diretora de Novos Negócios da Kantar World Panel.”Lógico que a gente está passando por um momento difícil, mas o segmento de batatas fritas congeladas só tende a crescer.
Sobre a Bem Brasil
A Bem Brasil está no mercado brasileiro há 10 anos e conta com duas unidades fabris no Triângulo Mineiro, em Araxá e Perdizes. A indústria hoje gera mais de 600 empregos diretos e cerca de 2000 indiretos na região. Sua produção anual é de 100 mil toneladas/ano, mas com a nova unidade de Perdizes em plena atividade, poderá entregar ao mercado consumidor brasileiro, 250 mil toneladas, o que representa 55% do consumo nacional do produto. Em 2016, a marca conquistou a liderança do varejo nacional no segmento de batatas pré-fritas congeladas e expande a passos largos, rumo à FSSC 22000 (FoodSafety System Certification) – sistema de certificação em segurança de alimentos com reconhecimento global.