Blog Bem Brasil

Blog Bem Brasil



Como a batata é plantada?

Como a batata é plantada?

Já ouviu aquela frase provocativa: “Vá plantar batatas?”  É algo como: “Não encha a paciência!”. A expressão nasceu em Portugal, então dedicado às navegações e grandes descobertas. Sobravam no velho continente idosos, mulheres, crianças e homens doentes para se dedicarem à agricultura, que assim era vista como uma atividade pouco importante.

É claro que isso mudou com o passar dos séculos e com a fome causada por guerras centenárias e oscilações climáticas. Hoje, a atividade agrícola, o agronegócio, é muito mais importante do que velejar. Plantar batatas, ou qualquer outro produto exportável em grande escala, é chique, moderno e extremamente lucrativo.

Então, como a batata é plantada?

É muito simples e é possível em qualquer solo ou clima. Este, aliás, é um dos motivos da popularização da batata no mundo todo.

Para crescer saudável, a batata precisa de clima ameno, que pode ser gerado artificialmente em estufas. Pode ser irrigada sem exageros. Não é necessária muita água, mas algumas horas de luz solar direta diária são imprescindíveis. O sombreamento parcial sobre sua plantação não as afeta.

O solo em que é plantada deve ser drenado, sem pedras ou detritos, e fértil – como quase todo solo brasileiro. É bom evitar terrenos argilosos e água em excesso. A irrigação deve ser suspensa duas semanas antes da colheita para evitar pragas de fungos.

Para plantar, utiliza-se as próprias batatas, que devem ser deixadas em ambiente bem iluminado até que os brotos (ou rebentos) cresçam. Aí podem ser plantadas quando os brotos atingem aproximadamente 2 cm de comprimento.

A batata também pode ser cultivada a partir da semente retirada do fruto da batateira, plantada em sementeiras e posteriormente transplantadas. Elas vão demorar mais para germinar e crescer, mas essa dinâmica é frequentemente executada para criação de novas espécies híbridas do famoso tubérculo.

Batatas são tão adaptáveis ao meio que podem até mesmo ser cultivadas em vasos, sacos e recipientes. O ideal, entretanto, é que sejam plantadas diretamente no solo sem permitir que os tubérculos da planta fiquem muito diretamente expostos ao solo – isso geraria alcaloides tóxicos. O monturo de terra sobre os pés de batata as protege de plantas invasoras, o que também pode ser providenciado através da cobertura artificial: sacos escuros opacos envolvendo os pés acima do solo desde o início do plantio.

As batatas deverão ser colhidas quando as ramas estiverem amareladas e seus tubérculos se soltando com facilidade. Após isso a planta deve ser deixada para secar. Somente depois é iniciada a colheita.  As batatas colhidas poderão ficar armazenadas em sacos até que sejam comercializadas ou consumidas, mas o local deverá estar livre de umidade. Normalmente, todo o processo do cultivo da batata, do plantio até a colheita, demora de 100 a 150 dias. No entanto, novas técnicas agrícolas vêm aprimorando o aproveitamento do tempo e proporcionando colheitas mais segmentadas e frequentes.

Então, ficou claro como as batatas são plantadas? Há diversos tipos de batatas, propícias a diversos climas e manufaturas, mas seu cultivo e colheita não foge muito dos métodos falados aqui. Esperamos ter esclarecido essa questão.

Bem Brasil Alimentos



Posts relacionados


Bem Brasil Alimento recebe homenagem da Fiemg

Bem Brasil Alimento recebe homenagem da Fiemg

As ações de responsabilidade socioambiental da Bem Brasil Alimentos receberam mais um importante reconhecimento. Depois de marcar presença na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 26), no início de novembro, a empresa, agora, será homenageada...