Como a batata é plantada?

21/12

Como a batata é plantada?

Já ouviu aquela frase provocativa: “Vá plantar batatas?”  É algo como: “Não encha a paciência!”. A expressão nasceu em Portugal, então dedicado às navegações e grandes descobertas. Sobravam no velho continente idosos, mulheres, crianças e homens doentes para se dedicarem à agricultura, que assim era vista como uma atividade pouco importante.

É claro que isso mudou com o passar dos séculos e com a fome causada por guerras centenárias e oscilações climáticas. Hoje, a atividade agrícola, o agronegócio, é muito mais importante do que velejar. Plantar batatas, ou qualquer outro produto exportável em grande escala, é chique, moderno e extremamente lucrativo.

Então, como a batata é plantada?

É muito simples e é possível em qualquer solo ou clima. Este, aliás, é um dos motivos da popularização da batata no mundo todo.

Para crescer saudável, a batata precisa de clima ameno, que pode ser gerado artificialmente em estufas. Pode ser irrigada sem exageros. Não é necessária muita água, mas algumas horas de luz solar direta diária são imprescindíveis. O sombreamento parcial sobre sua plantação não as afeta.

O solo em que é plantada deve ser drenado, sem pedras ou detritos, e fértil – como quase todo solo brasileiro. É bom evitar terrenos argilosos e água em excesso. A irrigação deve ser suspensa duas semanas antes da colheita para evitar pragas de fungos.

Para plantar, utiliza-se as próprias batatas, que devem ser deixadas em ambiente bem iluminado até que os brotos (ou rebentos) cresçam. Aí podem ser plantadas quando os brotos atingem aproximadamente 2 cm de comprimento.

A batata também pode ser cultivada a partir da semente retirada do fruto da batateira, plantada em sementeiras e posteriormente transplantadas. Elas vão demorar mais para germinar e crescer, mas essa dinâmica é frequentemente executada para criação de novas espécies híbridas do famoso tubérculo.

Batatas são tão adaptáveis ao meio que podem até mesmo ser cultivadas em vasos, sacos e recipientes. O ideal, entretanto, é que sejam plantadas diretamente no solo sem permitir que os tubérculos da planta fiquem muito diretamente expostos ao solo – isso geraria alcaloides tóxicos. O monturo de terra sobre os pés de batata as protege de plantas invasoras, o que também pode ser providenciado através da cobertura artificial: sacos escuros opacos envolvendo os pés acima do solo desde o início do plantio.

As batatas deverão ser colhidas quando as ramas estiverem amareladas e seus tubérculos se soltando com facilidade. Após isso a planta deve ser deixada para secar. Somente depois é iniciada a colheita.  As batatas colhidas poderão ficar armazenadas em sacos até que sejam comercializadas ou consumidas, mas o local deverá estar livre de umidade. Normalmente, todo o processo do cultivo da batata, do plantio até a colheita, demora de 100 a 150 dias. No entanto, novas técnicas agrícolas vêm aprimorando o aproveitamento do tempo e proporcionando colheitas mais segmentadas e frequentes.

Então, ficou claro como as batatas são plantadas? Há diversos tipos de batatas, propícias a diversos climas e manufaturas, mas seu cultivo e colheita não foge muito dos métodos falados aqui. Esperamos ter esclarecido essa questão.

Bem Brasil Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *