Quais os Benefícios da Batata?

20/12

Você já se perguntou quais os benefícios da batata?

Você sabia que a batata salvou e mudou o mundo? Já no Século XIX, na Inglaterra, havia acres e mais acres de batateiras. Cada acre produzia, então, mais de 11 mil quilos do tubérculo. O feito chegou a impressionar o célebre economista Adam Smith: ele viu que os irlandeses comiam menos que os ingleses, mas estavam mais saudáveis por conta de sua dieta de batatas.

Isso nos dá ideia dos benefícios da batata, ainda nos primórdios da era moderna: ela é fácil de plantar e cultivar, se adapta a qualquer clima e é bastante nutritiva. Além disso, ela contém vitaminas do complexo B e C, fontes importantes de sais minerais. Possui fósforo, ferro, potássio e cálcio, que dão mais força à musculatura e aos ossos do corpo. A batata também é uma fonte importante de amido, carboidrato usado como fonte de glicose.

Ao natural, 100 gramas de batata possuem cerca de 70 calorias, esse número cresce muito se elas forem fritas.

As vitaminas como a vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K estão presentes na batata. Além destes benefícios, ela é altamente rica em potássio e alguns outros sais minerais como cálcio, ferro, magnésio, manganês e zinco.
As batatas são consumidas em toda parte do mundo – independente do clima, do tempo, da vegetação e do relevo. Portanto, é sempre baratinha e pode compor a mesa de qualquer família de qualquer renda ou grupo social; ora, a batata é ou não é democrática?

Mais benefícios da batata

Mas vamos ver em específico o que a batata pode nos oferecer em ganho de saúde:

• Ela contém água, sais minerais e fibra alimentar em grandes proporções – excelente para nosso aparelho digestivo.  Tornando o funcionamento do intestino regular;

• Saiba o que a batata não contém: gorduras e proteínas. Ou seja, facilitam a digestão;

• É uma excelente opção para quem quer ganhar peso e massa muscular, se consumida parcimoniosamente;

• A batata possui agentes antienvelhecimento! Seu consumo torna a pele mais brilhante e a composição química deste importante tubérculo contém agentes naturais antirrugas que retardam a perda de elasticidade da pele;

• Ela também contém uma substância pouco conhecida do público em geral: a quercetina, que combate naturalmente o câncer e possui propriedades antitumorais;

• Os níveis elevados de vitaminas A e C protegem o corpo humano de infecções oportunistas e fortalecem nossas defesas naturais, nossos anticorpos;

• A “Colina”, vitamina do complexo B – presente na batata – diminui inflamações;

• A vitamina C retarda o envelhecimento dos tecidos;

• A vitamina B6 impede a constrição das artérias ou sua inflamação.

• Cálcio, Magnésio, Ferro e Fósforo – todos elementos muito presentes na batata – fortalecem os ossos e impedem que eles fiquem quebradiços. São salutares para a terceira idade. O potássio presente na batata também equilibra a pressão arterial e combate a hipertensão.

E aí, ficou claro os benefícios da batata? São inúmeros! Não é sem motivo que ela é um dos alimentos mais consumidos no mundo, alinhando sabor à saúde.

Se sentir vontade de comer batatas deliciosas com praticidade e rapidez, não deixe de conhecer a linha de produtos Bem Brasil Alimentos, você vai amar cada sabor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *