A Batata Escureceu, E AGORA?

19/12

O QUE FAZER QUANDO A BATATA ESCURECE?

Vamos supor que você não tenha tomado os cuidados que deveria tomar ao cortar a batata para uso posterior: não colocou vinagre e água gelada, não cobriu com plástico e nem guardou na geladeira. Então, ocorreu o inevitável: a batata escureceu.

E agora?

Como dito, o efeito é inevitável, mas não insolúvel. Elas não estão lá muito atraentes depois do efeito da oxidação, mas não por isso estão estragadas e impróprias para o consumo. Ainda podem ser usadas normalmente, mesmo tendo escurecido.

Outra forma de evitar que elas oxidem, além da dica que foi falada anteriormente — colocar em vasilha com água gelada, acrescentar um pouquinho de vinagre e manter na geladeira —, é frita-las previamente e leva-las ao congelador, como é feito com as batatas pré-fritas que você compra no mercado, como as batatas da Bem Brasil.

Mas, como fazer isso?

Simples! Após cortadas, frite as batatas em óleo não muito quente, para não deixá-las alourar. Quando começarem a boiar no óleo, retire-as, escorra muito bem, coloque-as em sacos para congelação e deposite-as no congelador.

Para usar, basta aquecer bem o óleo e fritá-las normalmente. Vão ficar bem bonitinhas à mesa, além de saborosas.

Se a batata escureceu, você pode ainda aproveitar que estão escuras para caprichar em pratos sofisticados com batatas recheadas, aproveita-las em maioneses, ou misturadas a diversos molhos que disfarçarão a nova coloração adquirida pela batata, sem perda de sabor e nutrientes.

Viu, só? Se a batata escureceu não é motivo para descarta-la. Há maneiras de evitar que isso ocorra e maneiras de aproveitá-la após não ter sido cauteloso.

Bem Brasil Alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *