• 2005
    Primeira fábrica de
    batatas pré-fritas
    100% nacional.
    Naquele momento eram dados os primeiros passos para a construção da Bem Brasil Alimentos com padrão internacional na cidade de Araxá. Essencialmente inovadora, a Bem Brasil iniciava uma trajetória visando um grande potencial produtivo com um investimento que traria também benefícios à economia local, à cadeia produtiva da batata e ao consumidor brasileiro.
  • 2006
    Inauguração em Araxá. Criar um modelo para o tratamento de efluentes se tornou um dos maiores desafios para a inauguração da fábrica no dia 14 de dezembro. Todas as fábricas similares estão situadas em regiões frias, de clima temperado. O clima quente e úmido de Araxá exigiu a criação de um método específico, único e ao mesmo tempo sustentável, para tratar a água descartada da linha de produção. Desde então, os investimentos e inovação no setor ambiental têm sido permanentes e com resultados eficientes.
  • 2007
    Consolidação do processo produtivo. A organização de todo o processo, que inclui fornecedores, operação de caldeira, geração de energia, sistema de produção, meio ambiente, qualidade, administrativo, marketing, comercial e a relação com os clientes e consumidores foi se consolidando como quem monta uma grande engrenagem. As marcas Mais Batata e Bem Batata foram o carro-chefe de vendas e ao mesmo tempo dava-se início aos estudos para desenvolvimento da produção de flocos de batata, produto muito valorizado como matéria-prima da indústria e do Food Service.
  • 2008
    Novos produtos e parcerias. As novidades neste momento foram o lançamento das Noisettes e o início da produção de flocos, ao mesmo tempo em que eram firmadas as parcerias para tornar a distribuição da produção viável para todo o território nacional. Neste momento, os primeiros resultados começavam a surgir.
  • 2009
    Ampliando mercados. Após três anos, 18% do mercado brasileiro de batata pré-frita congelada já era uma conquista e tornava-se evidente a necessidade de uma segunda linha de produção. ”O potencial de consumo pedia também novas formas de entrega, como a criação da bolsa pequena 1kg, para o nicho de mercado de varejo e ampliação do mix de produtos. Os Cortes Especiais (Bem Batata Corte Especial 9 x 18 e Corte Caseiro) vieram compor os diferenciais da Bem Brasil no mercado nacional. Com a integração da equipe de colaboradores também consolidada, nascia o projeto "Voluntariado", uma iniciativa de cidadania e solidariedade dos colaboradores para contribuir com a comunidade, apoiando instituições exemplares de Araxá.
  • 2010
    AMPLIAÇÃO DA PRODUÇÃO. Ampliava-se a capacidade de produção com a implantação da segunda linha. Também foi necessário ampliar o espaço de armazenagem, com uma nova câmara frigorífica capaz de armazenar 16 mil toneladas. De olho no consumidor, a Bem Brasil investia no lançamento da linha Forno, com um produto mais saudável. Naquele momento, abria-se uma nova frente de negócios, em direção à exportação, com o estudo de novos parâmetros de produção e qualidade do produto Flocos. Foi criado também o Projeto 'Bem Brasil de Portas Abertas', com um protocolo para que a indústria passasse a receber visitantes locais e de todo o Brasil. De dentro para fora da empresa, começava a ser implementada também, a Pesquisa de percepção ambiental, aplicada mensalmente nos bairros vizinhos à planta.
  • 2011
    Produção 100% integrada. A segunda linha de produção atingia a integração esperada com a primeira linha, com os processos e a equipe, que é o recurso mais valioso da indústria. A equipe de vendas já ocupava um lugar estratégico para dar vazão à produção.
  • 2012
    25% do mercado. Depois de conquistar 25% do mercado, novas estratégias de marketing ganharam lugar para ampliar o nosso raio de ação. A indústria passava a operar em plena capacidade e dava-se início a novos estudos para inovar ainda mais a forma de armazenagem da matéria prima. Pioneiramente, criava-se uma estrutura para armazenar batata in natura. Pela primeira vez a empresa foi para a APAS, o maior evento do setor supermercadista do país, apresentando-se para o Brasil com sua proposta inovadora. Uma campanha promocional foi lançada, tendo a atriz Mariana Rios, também de Araxá, como garota propaganda da marca. De olho no aprimoramento de suas competências internas, a empresa implantou o Programa PAEX - Parceiros para a Excelência, com a Fundação Dom Cabral, profissionalizando ainda mais os variados setores da empresa. Iniciava-se também o apoio institucional ao Projeto Coleta Seletiva nas Escolas, numa parceria com a Sala Verde de Araxá.
  • 2013
    INOVAÇÃO FAZ BEM! A Bem Brasil estava entre as três marcas mais consumidas em todo o país e passava a vigorar no ranking da Revista Exame PME, dentre as empresas que mais crescem no Brasil. Foi por meio de muito estudo também que a fábrica passou a adotar o óleo de algodão para substituir a gordura de palma na pré-fritura da batata. A inovação promoveu uma redução de 40% da gordura saturada no processo produtivo e as embalagens ganharam o selo 40% MENOS GORDURA SATURADA para informar o consumidor. O Projeto Inove Bem foi implementado para que seus colaboradores participassem do crescimento da empresa com ideias inovadoras. E se estudo e inovação são as armas de prosperidade da empresa, foi nesse ano que se iniciaram as primeiras parcerias com universidades e instituições de pesquisas do país.
  • 2014
    Parcerias para o desenvolvimento. A empresa lança a Revista Bem Brasil e o programa de rádio Bem Mais Brasil, abrindo dois novos canais efetivos de comunicação com a comunidade de Araxá e envolvendo colaboradores e parceiros nessa iniciativa. Pelo segundo ano consecutivo, a Bem Brasil despontava no ranking da Revista Exame PME, com melhor desempenho em relação ao ano anterior. Projeto apresentado pela empresa em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) fora aprovado pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A pesquisa visa ao aprimoramento da armazenagem da batata in natura. Iniciou-se a implementação da Ferramenta da Qualidade APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos em todas as fases da produção.
  • 2015
    NOVOS HORIZONTES Dava-se início à construção da segunda planta, no município de Perdizes, a cerca de 50 quilômetros de Araxá, muito próxima da maior área de plantio de batatas do país. Como a Bem Brasil acredita na eficiência das boas parcerias, firmou mais uma, desta vez com a FIEMG no Programa FAZ - Inovação para Resultados - que implanta metodologias de gestão em inovação nas empresas mineiras. O primeiro container de flocos em escala comercial era enviado para o Japão.
  • 2016
    Rumo À liderança. Neste ano, a expectativa é grande, especialmente por causa da inauguração da nova fábrica, prevista para o segundo semestre. Nesta primeira década, a Bem Brasil Alimentos quebrou inúmeros paradigmas, tanto da indústria nacional quanto de conceituações internacionais, em relação à produção e ao processamento de batatas. E até 2018 a Bem Brasil vai crescer e se tornar líder do mercado nacional. Esta é a meta, baseada em estudo, método, disciplina e altas doses de inovação e sustentabilidade.